segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Aquelas coisas chamadas: VIZINHOS

Todos nós os temos, uns a mais que outros mas ninguém lhes escapa.
Existem aqueles que nem fazemos ideia que existem, os que apenas cumprimentamos por sermos educados, os que dividem paredes com a nossa casa e até mesmo os que dividem o quintal connosco. Os vizinhos são vizinhos por coincidência, saíram-nos estes na rifa como podiam ter saídos outros. 
Enfim mas há vizinhos e vizinhos, há aqueles que são uns "amores" de pessoa e sempre bem educados, há aqueles que se acham superiores a todos os outros e nem bom dia dizem, há aqueles que passam mais tempo a meterem-se na vida dos outros do que nas próprias vidas, aqueles em que um dia nos pedem um limão e passado uma semana pensam que a nossa casa é uma mercearia e entram-nos pela casa a dentro comentando cada divisão da nossa casa, e aqueles que não têm consideração por ninguém e que pensam que é tudo deles. Os que mais me metem confusão são de longe os que mal abrem a boca, não quer dizer bom dia não diga, quer ser mal educado seja, não quer dar confiança aos outros tudo bem, se calhar esses é que são espertos. Os que me metem confusão são mesmo aqueles que só sabem tratar da vida dos outros, aqueles em que saímos as 7h da manhã de casa e eles já estão a janela e quando chegamos a casa às 17h eles ainda lá estão, dando a sensação de que estiveram lá a porra do dia inteiro (e se calhar estiveram mesmo), um vizinho compra um carro novo e as senhoras que passam a tarde toda sentadas nos bancos da rua 
fazem logo questão de informar meio mundo mesmo que ninguém queira saber, elas são piores que o FBI sabem de tudo sobre nós é impressionante, como se costuma dizer " Damos um peido e todos sabem". Não me posso esquecer também daqueles,como já referi anteriormente, nos pedem um limão porque pensava que ainda tinha um mas afinal de contas já o gastou na semana passada a fazer um cházinho, e nós de boa vontade cedemos o limão ao vizinho porque se fosse connosco também gostávamos que o fizessem, mas depois este pequeno grupo divide-se em dois, aqueles que ficam por ali e esporadicamente nos pedem algo e aqueles que passam a fazer da nossa casa a sua mercearia S.O.S : " Boa tarde vizinho será que tem praí um raminho de salsa, e também uns alhinhos? Ah e se não for pedir muito um bucadito de vinho branco para eu estufar a minha carne? Tem? Ah que bom! Olhe com licença vou entrar tá? Ah mas que casa tão bonita, sim senhora muito bom gosto. Que sala mais acolhedora, e esta cozinha sim senhora!" Epá a sério isso é de bradar aos céus, tiram-me completamente do sério, mas tenho alguma sorte porque tenho poucos assim.
Por fim, mas não menos importante, a meu ver é o mais importante, são aqueles irritantes e maléficos que não têm um pingo de consideração pelas pessoas que moram ao lado ou por baixo das suas casa. É o caso mais problemático aqui no meu prédio: A falta de consideração pelos outros inquilinos. O maior exemplo são os meus vizinhos de cima, já moram aqui desde que o prédio foi construído, as filhas deles cresceram com a minha mãe e uma delas até é umas das melhores amigas da minha mãe, são simpáticos e coisa e tal, mas são a coisa mais barulhenta que conheci nestes 19 anos de vida.
É que toda a gente tem que ter consideração por eles, porque têm netas que dormem a tarde e não sei quê, então estão a ver uma pessoa quer ouvir musica mais alta assim depois de almoço não pode porque as meninas estão a dormir e podem acordar, trás amigos cá a casa para ver um belo de um filme de terror com o home cinema bem alto, temos que baixar porque se ouve no andar de cima e as meninas estão a dormir. MAS NÃO SE LEMBRAM, quando as meninas chegam as 7h da manhã e passam a manhã a correr pela casa fora, gritam com as miúdas a manhã toda, e passa a manhã toda a cantar a neta mais nova no quarto, que só por acaso é mesmo por baixo do meu, resultado: A partir das 7h da manhã ninguém dorme neste prédio, mas aí já não há problema de serem os outros a querer dormir, e que há pessoas que trabalham até tarde e querem dormir um pouco mais de manhã. Coisas que também acontece muito é por exemplo apetecer-lhe mudar a posição do quarto ou da sala tipo a meio da noite, arrastar cadeiras e móveis de um lado para o outro.
Por isso é que eu sempre disse, e continuo a dizer, quando tiver uma casa quero uma vivenda assim meio afastada das outras para não ter que levar com o barulhos dos vinhos e ninguém me impedir de fazer barulho em pleno dia. 

Sem comentários :